segunda-feira, abril 20, 2009

Perneta, boa de perna...Quem explica?



Nos anos setenta existiu uma cadela no Canil do meu avô que foi mordida por uma cobra "Urutu", a picada foi pouco acima da pata esquerda e com o veneno a pata necrozou precisando cortar a perna, na altura da canela para cercar a necrose e não levar a cadela ao óbito.

Com esse acidente colocaram o nome de "Perneta" naquela excelente cadela de caça ao veado (costume e tradição dos fazendeiros naquela época).

Pois bem, "Perneta" se ajeitou sem a parte daquele membro, e um belo dia mesmo sem meu avô Zé Mota leva-lá para caçar deixando-a fechada, escapou e alcançou o meu avô e o Pedro Polinário (companheiro de caçadas por longos anos) chegando na caçada, como podiam fazer nada, a "Perneta" se meteu no meio da matilha e para espanto dos dois caçadores, parecia que nem falta sentia daquela pata, corria de um lado para outro, acudia os outros cachorros, e levantando o veado desapareceu junto com os outros cachorros na corrida, quando os caçadores alcançaram a cachorrada lá vinha "Perneta" dando endireitada e correndo junto com os foxhound da frente.
Daí em diante foram muitas as caçadas de "Perneta" sempre correndo com os cães de frente, ficou famosa com isso, onde mostrou que o instinto e a raça superam um defeito físico grave, mostrando mais uma vez, que cão que tem raça, caça. Foram muitos as pessoas que viram e comprovaram as proezas de "Perneta", um exemplo de Foxhound Americano, sanque que preservamos até hoje em nossos cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário