quarta-feira, abril 22, 2009

Roubaram o chifre do boi e fizeram berrante! O fazendeiro ficou sem os chifres! Quero dizer, o boi...




As tradicionais buzinas usadas pelos antigos criadores de foxhound Americano e caçadores do Brasil são cada vez mais raras de se encontrar, geralmente as boas buzinas são de origem francesa e os berrantes nacionais. O último berrante, a direita da foto, tem uma história um tanto pitoresca.



O prorietário do boi que foi tirado o chifre para se fazer este berrante, não vendia o boi de jeito nenhum, vinha gente de todo lado para comprar o boi e nada de o homem negociar o "Boi Canário", para os interessados no perfeito chifre que o animal tinha para se fazer um berrante (precisa ser um chifre fino para dar bom som), então um amigo meu e seus companheiros que não posso revelar o nome (fazem muitos anos), numa bela noite, foram até a fazenda onde o boi estava e o escornaram!!! Imagina a hora que o fazendeiro acordou pela manhã e viu o boi sem os chifres!! Ficou uma fera...queria matar o dito cujo que fez aquilo...Nunca descobriu quem roubou o chifre do "Boi Canário", que viveu até virar bife sem seus lindos cornos.



O ladrão de chifres fez dois berrantes, um me presenteou, só descobri a origem do berrante anos depois, num dia que meu amigo bebeu umas e contou tudo....se o pobre do fazendeiro ainda fosse vivo e descobrisse...



Meu amigo quando bebia, ficava sem juízo e os bois sem chifres...Se esse camarada tivesse a arte de escornar na cidade, estava rico...ou morto...



Um comentário:

  1. Na dificuldade de achar um chifre fino pra fazer uma buzina,eu e meus companheiros já pensamos em pegar um pau e sair batendo na ponta dos chifres dos bois até encontrar um chifre que de um som legal,mas falta corragem ahahahah...consegui uma buzina de um caçador de Alta Floresta-MT,região muito boa para o nosso esporte,comprada na caça & pesca PANTERA.

    ResponderExcluir